A Grilo Mobilidade, uma startup gaúcha de mobilidade, anunciou nesta quinta-feira (13) o início das operações em São Paulo (SP) com o serviço de transporte que utiliza triciclos elétricos. O objetivo é atingir o público que precisa realizar deslocamentos de curta distância.
Esse serviço visa atender a uma demanda complementar aos serviços já estabelecidos de mobilidade, como Uber e 99. Nesse caso, os trajetos são mais curtos e restritos a um perímetro de 5,5 km2 no entorno da Avenida Paulista.
“É uma solução eficiente e confiável para aqueles que necessitam se locomover rapidamente em áreas urbanas movimentadas”
Os triciclos elétricos possuem cabine fechada e capacidade para levar até dois passageiros, além do condutor. Pequenos e ágeis para enfrentar o trânsito congestionado da capital paulista, os veículos possem transmissão, travas e vidros elétricos, cinto de segurança e rodas aro 12.
Desenvolvidos pela própria Grilo, os veículos são importados e possuem autonomia de 80 km com uma carga completa, que pode ser feita em 8 horas. De acordo com o relatado, serão 20 veículos que estarão disponíveis no horário das 8h às 20h, de segunda a sábado.
Para utilizar o serviço, o usuário precisa instalar o aplicativo da Grilo e solicitar um deslocamento de pessoa ou mercadoria. A tarifa, que pode ser paga pelo aplicativo, custa a partir de R$ 4,89, variando conforme o trajeto - a viagem, ou deslocamento, é conhecido como "pulo".
Basicamente, a contratação dos motoristas, que são MEI (microeemprendedor individual) é feita após cadastro no site e requer carteira de habilitação A ou AB, além de passar por um processo de capacitação. Isso dá direito a um veículo elétrico com manutenção preventiva e corretiva, recarga diária, seguro contra terceiros, entre outros serviços.
Segundo a Grilo Mobilidade, "o condutor recebe em média atualmente 60% do valor do deslocamento".
“Nesses anos de operação tivemos zero acidentes”, disse o cofundador da empresa, Carlos Novaes
Fundada em 2019 por 3 sócios com capital próprio, a plataforma começou as operações em Porto Alegre durante a pandemia, onde possui uma frota de 15 veículos e 50 mil usuários cadastrados.
Fonte: Forbes
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Frota de táxis de Oslo, a capital da Noruega, passa a ser 100% elétrica
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mobilidade elétrica no Brasil: crescimento, investimentos e futuro promissor
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Citroën Ami reestilizado ganha cara nova e fica mais descolado
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Brasil já possui mais de 10 mil pontos de recarga para veículos elétricos